Plantas - Campainhas-do-monte (Narcissus bulbocodium)

Planta bolbosa que inicia a sua floração em Dezembro e dura até finais da Primavera. Também é conhecida como Campainhas-amarelas, Cucos ou Narciso-de-cebola-lanuda. É comum encontrar-las em campos agrícolas incultos e nas margens de cursos de água.
Cada planta apenas gera uma única flor mas é comum encontrar-las em grupos de 3 ou 4.
Read more »

Mamíferos - Musaranho-de-dentes-brancos-anão (Suncus etruscus)

Este pequeno mamífero, ao contrário do que muita gente pode pensar, não é um rato, é um Musaranho. O Musaranho-de-dentes-brancos-anão, também conhecido como Musaranho-pigmeu, é o mamífero mais pequeno do mundo e ao contrário dos ratos, não é um roedor, alimenta-se de pequenos insectos. O seu ritmo cardíaco varia entre as 835 e 1093 pulsações por minuto, por isso se ele ficar mais que 10 horas sem comer, pode morrer à fome.
Read more »

Paisagem - Lagoa de Meruje

Lagoa situada em plena Serra do Caramulo, junto ao Dólmen da Lapa da Meruge. É um bom local para encontrar certas espécies de anfíbios, tais como a rã-verde.
Read more »

Plantas - Jacinto-dos-campos (Scilla monophyllos)

Planta bolbosa também conhecida como Cebola-albarrã ou Cila-de-uma-folha, tem o seu período de floração entre os meses de Fevereiro e Junho. É comum encontrá-la em clareiras de pinhais ou matagais. Uma das suas características é apenas ter uma única folha.
Read more »

Répteis - Víbora-cornuda (Vipera latastei)

A Víbora-cornuda, juntamente com a Víbora-de-Seoane, são as únicas espécies de cobras venenosas em Portugal. O seu veneno embora não seja letal pode ser potencialmente perigoso para o Homem.
É de fácil identificação uma vez que a sua cabeça é bem diferenciada do corpo, com uma forma triangular. O seu nome deriva de esta espécie possuir a extremidade do focinho bastante proeminente.
A base da sua alimentação são principalmente pequenos mamíferos, podendo por vezes capturar pequenos repteis, anfíbios e passeriformes.
Read more »

Árvores - Salgueiro-negro (Salix atrocinerea)

Com a Primavera, muitas espécies de árvores e arbustos iniciam a sua floração, tal como este Salgueiro-negro, permitindo que muitos insectos se alimentem do pólen.
O Salgueiro-negro, também conhecido como Borrazeiro-preto ou Vimeiro-preto, tem o seu período de floração entre os meses de Fevereiro e Março. Sendo uma planta dióica, ou seja, plantas com flores femininas separadas das plantas com flores masculinas, necessita dos insectos para fazer a polinização.
Read more »

Followers

There was an error in this gadget