Répteis - Cobra-rateira (Malpolon monspessulanus)

A Cobra-rateira é o maior réptil existente no nosso território, podendo atingir os 2 metros de comprimento. A base da sua alimentação são pequenos roedores, crias de aves, pequenos mamíferos e outros repteis.
O exemplar na foto foi encontrado num caminho rural já sem vida, provavelmente resultado da ignorância humana.
Read more »

Borboletas - Coenonympha pamphilus

Borboleta comum em Portugal sendo visível em lugares herbosos. A sua lagarta alimenta-se de vários tipos de ervas, incluindo erva das padarias.
Read more »

Anfíbios - Sapo-Corredor (Epidalea calamita)

Sapo robusto que mede entre os 6 a 7 centímetros, olhos proeminentes e íris esverdeada. Uma das características que o distingue do Sapo-comum é o facto de ter uma linha vertical amarelada no seu dorso e os seus membros são curtos e robusto dando a impressão de estar a correr quando este se desloca, vindo daqui o seu nome comum, Sapo-Corredor.
É um anfíbio de hábitos essencialmente nocturnos podendo viver até aos 12 anos. A sua alimentaação é à base de pequenos insectos como escaravelhos e moscas.
Quando se sentem ameaçados segregam uma substância através das suas glândulas parótidas sendo toxica para alguns predadores.
Read more »

Plantas - Pampilho-das-searas (Chrysanthemum segetum)

Planta herbácea comum em terrenos cultivados, tendo a sua época de floração entre Março e Abril. A Pampilho-das-searas, também conhecida como Malmequer-bravo ou Erva-mijona pode ser encontrada durante a Primavera a encher os campos de amarelo vivo.
Read more »

Insectos - Ascalaphus macaronius

Apesar do aspecto deste insecto, este não é nem uma libélula nem uma borboleta. Pertence à familia Neuroptera e pode ser encontrada durante o dia em prados a caçar moscas e outros insectos em voo.
Vive durante 2 anos como larva mas quando assume a fase adulta vive apenas durante os meses de Verão.
Read more »

Borboletas - Zygaena trifolii

Borboleta diurna com as asas de cor viva metalizada.
Podem encontrar-se em prados, encostas relvadas e junto de matas.
Read more »

Followers

There was an error in this gadget