Plantas - Loendro (Rhododentron Ponticumm)

O Loendro é um arbusto que pode ser encontrado na Reserva Botânica de Cambarinho, Concelho de Vouzela.
Tem a sua floração apenas nos meses de Maio e Junho, enchendo os montes com a sua cor.
Dada a sua importancia, através do decreto-lei nº. 364/71 de 25 de Agosto, foi criada a Reserva Botânica de Cambarinho com o objectivo de proteger o Loendro.
Read more »

Insectos - Gorgulho (Lixus angustatus)

Read more »

Plantas - Erva-pombinha (Aquilegia vulgaris)

Planta herbácea e perene que tem a sua floração nos meses Maio e Junho. É conhecida como Erva-pombinha ou Luvas de Nossa Senhora.
Tem propriedades medicinais, o seu chá pode ser usado no tratamento de Anemia.

Read more »

Anfíbios - Tritão-marmoreado (Triturus marmoratus)

O tritão-marmoreado, também conhecido como tritão-verde, é um anfíbio comum em todo o território nacional embora seja difícil encontra-lo pois esconde-se debaixo de troncos ou rochas.
Quando adulto apresenta manchas verdes e uma crista-dorsal no caso de ser macho ou uma risca alaranjada no caso de ser fêmea.

Read more »

Aves - Melro-preto (Turdus merula)

A Primavera é a altura quando se inicia a nidificação da maior parte das espécies da nossa avifauna, e o Melro-preto é uma delas.
É uma das aves mais comuns no nosso País podendo ser vista em quase todos os tipos de habitat, inclusive em parques e jardins urbanos. A sua alimentação é à base de pequenos insectos e frutos silvestres, sendo um grande responsável pelo controle de pragas nos campos agrícolas.
O seu ninho é normalmente feito em arbustos, ou como neste caso, numa hera que crescia agarrada a um muro. As suas posturas são normalmente de 3 a 4 ovos, podendo fazer duas ou três num mesmo ano.
Read more »

Insectos - Abelhão (Bombus Terrestris)

O Bombus Terrestris, é um dos abelhões mais numerosos da nossa fauna e é facilmente reconhecido por ter a extremidade do abdómen branca.
Esta espécie consegue recolher pólen a distâncias até 13km do seu ninho e mesmo assim encontrar o caminho de volta.
Os seus ninhos são geralmente construídos no solo pela rainha no início da primavera, sendo a única que hiberna no inverno.
Read more »

Followers

There was an error in this gadget